Existem basicamente 2 erros cruciais para não vender nas redes sociais.

1 – É querer vender nas redes sociais

2 – É oferecer seu produto para quem não esta interessado ou mesmo não ter publico para tal.

O primeiro é fácil de resolver, você primeiramente precisa chamar a atenção do seu publico, para a sua empresa ou mesmo para a sua pessoa, para depois, muito depois oferecer seu serviço.

Vivo falando que se você não tiver publico, não adianta querer vender.

Agora o segundo ponto é mais difícil, pois enquanto você não tiver uma quantidade significativa de curtidores ou seguidores, você não ira conseguir vender NADA.

E explico o porque?

No marketing temos uma porcentagem de interessados em seu produto de 2% , ou seja, de todo o seu publico, somente 2% irão se interessar pelo seu produtos, desses de 2% a 10% irão realmente comprar o seu produto.

Ou seja, se você tiver 10 mil curtidores somente 200 irão se interessar pelo seu produto, desses somente de 4 a 20 irão realmente comprar o seu produto.

Agora eu explico porque é tão difícil vender nas redes sociais e não a maravilha que todo mundo acha que é.

Quando você posta alguma coisa no Facebook ou Instagram, somente 5% irão ver a sua publicação, ou seja, de 10 mil curtidores, somente 500 irão ver sua publicação, agora tire 2% desses 500, temos exatamente 10 possíveis compradores. Possíveis? Sim, possíveis,  pois como falei anteriormente, desses possíveis compradores, somente 2% irá realmente efetivar a compra, ou seja, 0,2 a 1 pessoa irá comprar o seu produto. Claro que existem exceções para produtos exclusivos, inovadores e que por si só despertem o verdadeiro desejo de compra, mas sabemos que não é tão fácil assim, ter um produto como esse.

Ai vem a pergunta, então não vale a pena marketing digital? Claro que vale, desde que muito bem planejado, organizado e executado.

Não vale a pena sair postando qualquer coisa para atrair publico, tem que ser postagens que tragam publica para a sua pagina ou Instagram, para somente depois postar produtos.

Ou seja, o numero mágico para vender alguma coisa nas redes sociais é 10 mil curtidores ou seguidores para você vender 1 produto. Isso é só o começo.

Agora digamos que você tenha 10 mil curtidores, impulsione para mais 20 mil, gastando 300 reais.

O seu numero de compradores pode chegar a 40, pois para os 20 mil que você impulsionou, já são possíveis interessados em seu produto ou serviço. Fazendo uma conta rápida. 2% de 20 mil = 400 possíveis compradores, 2% a 10% disso, já são 8 a 40 compradores.

Então simplificando, não adianta querer vender nada nas redes sociais se você não tiver primeiro 10 mil curtidores ou seguidores, ou investir em mídia paga, seja no Facebook ou Instagram para atingir pelo menos 20 mil pessoas.

Mas então, vale a pena ter uma página de 10 mil curtidores? Claro que não, se você não quer pagar impulsionamentos de posts, você deve ter pelo menos 20 mil curtidores ou seguidores para vender alguma coisa de forma orgânica, ou seja, sem ter que pagar para o Facebook ou Instagram.

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma pergunta?  Envie um e-mail para contato@lucianogrenga.com.br

Luciano Grenga: Trabalha com marketing digital e mídias sociais na Promaker Marketing Digital, motociclista, casado, pai de 3 filhos, amante das redes sociais até mesmo nas horas vagas.

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